Nomenclatura dos Aços Para Projetos Mecânicos
top of page
Buscar
  • Andreu Medinger

NOMENCLATURA DOS AÇOS PARA PROJETOS MECÂNICOS


Você já ouviu falar sobre o Aço SAE 1020? Sabe o que significa a nomenclatura desse aço?


Se você não sabe a resposta para ambas as perguntas feitas acima ou ao menos para uma delas, fique tranquilo, pois neste artigo eu vou te explicar a nomenclatura dos aços. Então, leia-o até o fim e assim você ficará sabendo o significado dos aços que mais são utilizados na indústria metalmecânica. 


Só para adiantar a você: não há necessidade alguma de você memorizar o que vou mostrar. Basta que você entenda o que significa as nomenclaturas que aqui falo.


De acordo com o livro Aços e Ferros Fundidos de Vicente Chiaverini, aço é a liga ferro-carbono contendo geralmente de 0,008% até aproximadamente 2,11% de carbono, além de certos elementos residuais, resultantes dos processos de fabricação.


O limite inferior (0,008%) corresponde a máxima solubilidade do carbono no ferro à temperatura ambiente e o limite superior (2,11%) corresponde a máxima quantidade de carbono que se dissolve no ferro e que ocorre a 1148ºC.


Quando a quantidade do carbono no aço passa dos 2,11%, temos o chamado ferro fundido, onde a porção de carbono varia de 2,11% a 6,67%.


Essa foi uma breve introdução que fiz para você do que é o aço. Agora, se você quiser saber um pouco mais acerca de como é o processo de fabricação dele, dê uma pesquisada no Google e no YouTube, pois encontrará muitos materiais explicativos por lá. 


Retomando o foco principal deste artigo, vamos dar início ao assunto de nomenclaturas dos aços mais conhecidos.


Exemplo: Aço SAE 1020


SAE significa Society of Automotive Engineers (Sociedade de Engenheiros Automotivos).


Os dois primeiros dígitos 10xx, significa que é um aço carbono comum. Já os dois últimos dígitos xx20, diz respeito a quantidade de carbono no aço, onde neste caso é 0,2%.


Utilizando o exemplo de um outro aço, que no caso será o SAE 1045, ele é um aço carbono comum com 0,45% de carbono.


Com isso, nas imagens abaixo estou disponibilizando a nomenclatura completa de alguns dos aços mais utilizados na indústria metalmecânica para desenvolvimento de projetos mecânicos.


Já na imagem abaixo estou disponibilizando a composição dos aços mais utilizados. Se você observar o aço SAE 1020, por exemplo, que é um dos aços mais usados na indústria metalmecânica, você verá que ele é composto por carbono, manganês, fósforo e enxofre.

Saiba que o meu intuito neste post foi fazer apenas uma introdução para você acerca da nomenclatura e composição dos aços mais utilizados no desenvolvimento de projetos, isso porque esse conhecimento era algo que eu não tinha no início da minha carreira e eu sentia muita necessidade de tê-lo, e eu posso garantir que se você leu com atenção este material, você já terá um conhecimento que a grande maioria dos profissionais não tem.



Um forte abraço!

Andreu Medinger.

2.693 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page