Buscar
  • Andreu Medinger

FÓRMULAS HIDRÁULICAS PARA PROJETOS MECÂNICOS


Neste artigo, quero disponibilizar para você um conteúdo sobre hidráulica que eu sempre utilizei. 


No início da minha carreira como desenvolvedor mecânico eu não sabia nada acerca de hidráulica. Se eu precisasse fazer um projeto que exigisse apenas um cilindro acionado por um comando hidráulico de alavanca, o negócio já se tornava bem mais complicado. Apesar de eu saber que fazer esse tipo de projeto seria possível para mim, ao mesmo tempo eu tinha a noção de que mesmo após a conclusão dele eu não teria compreendido muito bem tudo o que eu teria feito. 


Porém, um certo dia, eu precisei desenvolver um equipamento bem simples, e como eu não sabia quase nada a respeito de hidráulica e o conhecimento que eu tinha adquirido em sala de aula -  no curso técnico em mecatrônica que eu fiz -  era muito superficial, eu resolvi ir para a internet pesquisar. E foi durante essas pesquisas que eu encontrei uma coletânea de fórmulas de uma das maiores fabricantes de componentes hidráulicos do mundo que é a Rexroth.


O mais legal é que essa coletânea não tem apenas cálculos. Ela traz exemplos práticos de dimensionamento para acionamento de cilindros hidráulicos. Só para você ter uma ideia, dá uma olhada no índice desse material:


Pois é, esse é o índice de um dos PDF's com 43 páginas que eu estou disponibilizando para você aqui. Mas eu tenho ainda mais um material para compartilhar com você. Junto com esse PDF da Rexroth de 43 páginas, estou disponibilizando também um catálogo de "bolso" de acesso rápido às fórmulas mostradas na imagem abaixo:




E o fato é que talvez para você que seja engenheiro, técnico, ou nenhum dos dois, mas almeja desenvolver projetos mecânicos, hidráulica ainda pode não ser algo muito claro. E não tem nada de errado nisso. Tudo que a gente não conhece parece ser algo difícil, mas se você começar a ter um contato com aquilo, você percebe que não é nenhum bicho de sete cabeças e isso vale para hidráulica também.


Enfim, estes dois PDF's que estou compartilhando é para você utilizá-los. Se você não estiver fazendo nenhum projeto no momento, baixe eles da mesma forma e crie alguns exercícios simples você mesmo e pratique, pois tenho certeza que se você fizer isso, tudo ficará mais claro.



PDF FÓRMULAS HIDRÁULICAS


CATÁLOGO DE BOLSO - FÓRMULAS




Um forte abraço!

Andreu Medinger.




556 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo