Montagem no SolidWorks: Como Organizar
top of page
Buscar
  • Foto do escritorAndreu Medinger

MONTAGEM NO SOLIDWORKS: COMO ORGANIZAR



Antes de você começar a ler este artigo eu queria informar que você precisará de bastante atenção para entender o conteúdo aqui abordado. 

Uma das dúvidas que muitas pessoas possuem quando estão iniciando no SolidWorks e no desenvolvimento de projetos mecânicos é de como estruturar as montagens dos seus projetos.


Eu posso garantir a você que quando eu iniciei, comigo não era diferente. Eu não sabia qual peça deveria ir dentro de qual montagem, e qual montagem inserir em outra. Era bem confuso isso. Então, para ajudar você, escrevi este texto utilizando um exemplo prático e real para tentar facilitar o seu planejamento na hora em que você for fazer os seus projetos.


O exemplo que eu vou utilizar para isso é o Perfurador de solo, que inclusive tem todo o seu passo a passo disponível no meu canal do YouTube.


A imagem abaixo ilustrada é da montagem principal do projeto, ou seja, a montagem do projeto pronto. O código dela é PM-PS(001)1800.




Já a montagem que eu vou te mostrar na imagem a seguir tem o código PM-PS(002)1800.


Esta montagem está dentro da (001).



Você consegue notar os itens que estão na montagem (001), mas não estão dentro da (002)? Os itens que não estão dentro da montagem (002) estão dentro da (001) junto com a (002), ou seja, eles foram inseridos em outra montagem, que é a (001).


Sabe quando a gente vai em "Inserir componentes" no SolidWorks para colocar a primeira montagem ou peça dentro de uma montagem? Quando eu fui inserir o primeiro componente dentro da (001), o primeiro que eu coloquei foi a montagem (002) e depois eu fui acrescentando os outros itens que são a montagem do redutor com a broca e também a do pega-mão que está na parte superior do projeto.


E agora vem a dica que você não pode esquecer. Para isso, vou mostrar abaixo uma outra montagem que é a PM-PS(003)1800.


Essa é a montagem (003). Ela está dentro da montagem (002).


A montagem (003) é composta só por peças que são soldadas umas nas outras. E é essa dica que você não pode esquecer e, de preferência, deve fazer isso nos seus projetos.


SEMPRE QUE VOCÊ TIVER VÁRIAS PEÇAS QUE SERÃO SOLDADAS UMAS NAS OUTRAS, ESSAS PEÇAS DEVEM FORMAR UMA MONTAGEM.


Na montagem (003) é exatamente assim e ela está dentro da (002). Agora, você consegue notar os itens que estão na montagem (002), mas não estão dentro da (003)? As rodas, por exemplo, não serão soldadas em nada, por isso elas estão dentro da (002).


Eu sei que é um pouco confuso tudo isso, mas o que você tem que guardar e fixar bem é que todas as peças soldadas entre si devem formar uma montagem e essa montagem deve ser a primeira montagem a ser inserida na próxima montagem, e os outros itens como parafusos, porcas, arruelas, rolamentos, anéis, enfim, devem vir posteriormente. E sabe o porquê disso?


Isso é feito, primeiramente, para facilitar o desenvolvimento do seu projeto e consequentemente isso traz um benefício muito grande na hora do detalhamento.


No meu treinamento, que é o Método Medinger, eu falo bastante sobre isso, porque lá há muitas, mas muitas aulas de detalhamento, onde eu explico que organizar essa divisão dos desenhos facilita o processo de fabricação, principalmente para o pessoal da área de soldagem da sua empresa, uma vez que os desenhos ficam "menos poluídos", facilitando a sua interpretação para a soldagem.


Espero que essa dica tenha te ajudado. E eu posso assegurar a você que a melhor forma de aprender isso é praticando. Para isso, vou deixar, abaixo, o botão para, caso você tenha interesse, iniciar, gratuitamente, a série do Perfurador de solo no meu canal do YouTube. São mais de 10hs de aula disponíveis lá.






Um forte abraço!

Andreu Medinger.





386 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page