Porca Parlock: A Porca Que Dispensa o Uso de Arruela de Pressão
top of page
Buscar
  • Andreu Medinger

PORCA PARLOCK: A PORCA QUE DISPENSA O USO DE ARRUELA DE PRESSÃO



Você conhece a porca da imagem abaixo?


Essa peça é uma Porca Sextavada Autotravante, mais conhecida como porca parlock, e a norma dela é a DIN 985. Eu costumo utilizar ela muito, mas muito mesmo nos meus projetos mecânicos.


Na grande maioria dos casos, quando faço o uso dessa porca, eu evito utilizar a arruela de pressão, uma vez que as arruelas normalmente são utilizadas em máquinas ou equipamentos que possuem muita vibração, tendo em vista que elas exercem pressão sobre a porca e/ou parafuso, evitando, assim, o afrouxamento de ambos.


Geralmente, quando se faz o uso da porca DIN 985, não há a necessidade de se utilizar a arruela de pressão e isso ocorre porque a porca possui um anel de nylon (o anel azul, conforme se vê na imagem ilustrada no início do post) que serve para encravar no filete do parafuso, e esse encravamento evita que, com a trepidação do equipamento, a porca se solte.


Agora, quando você precisar utilizar essa porca nos seus projetos, você irá descrevê-la da seguinte forma:


- Porca Sextavada Autotravante DIN 985 M-10 | Classe: 8.8 | Zincada


Então, primeiro você vai descrever o nome dela, posteriormente irá dizer qual o diâmetro da rosca. No caso do exemplo acima a rosca é M10. Depois você coloca qual a classe dela, que no exemplo mencionado é 8.8, e após vem o acabamento, que no exemplo anterior é Zincada.


Caso você tenha interesse em fazer o download da norma DIN 985, abaixo deixo o link do PDF da norma para que você tenha acesso as dimensões dela, que vão do M3 ao M20.





Um forte abraço!

Andreu Medinger.

3.711 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page